Páginas

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A "profecia" de um Herói chamado Guevara


Aos dois anos de idade,o jovem "Ernestito" começou a apresentar crises de asma que o acompanharam até sua morte. A doença(assim como muitos outros fatores)desenvolveu no pequeno Guevara uma força de vontade de aço,uma disposição firme de lutar,de nunca se entregar perante nenhum tipo de dificuldade. O poema a seguir,escrito quando Che tinha 19 anos,demonstra sua convicção e seu destemor. É uma verdadeira "profecia" do que aconteceria 20 anos depois,na selva da Bolívia,quando uma rajada imperialista acabou com sua vida, por ele ter cometido o crime de lutar contra a fome e a exploração na América e no resto do mundo...Che Guevara se foi,mas dentre muitos ensinamentos que nos deixou,esse é um dos mais importantes: "Morrer lutando."


........................


Eu sei! Eu sei!
Se sair daqui, o rio me engolirá...
É o meu destino: hoje devo morrer!
Mas não, a força de vontade pode superar tudo
Há obstáculos, eu reconheço
Não quero sair.
Se tenho que morrer, será nesta caverna.

As balas, o que podem as balas fazer comigo
se meu destino é morrer afogado? Mas vou
vencer o destino. O destino pode ser
conseguido pela força de vontade.

Morrer, sim, mas crivado de
balas, destroçado pelas baionetas, se não, não. Afogado não...
Uma recordação mais duradoura do que meu nome
É lutar, morrer lutando.


(Escrito em 17 de janeiro de 1947)

Nenhum comentário:

Postar um comentário